Segunda inspirada: Sopa de Pedra, ops de Ferro

Você conhece a história da sopa de pedra?

Em resumo, um viajante com fome teve uma brilhante ideia para conseguir comida. Bateu na porta de uma casa e disse: “Senhor, por favor, teria um pouco d’água para eu fazer uma sopa com essa pedra milagrosa que tenho em mãos?”. O dono da casa muito curioso em como uma pedra bruta se transformaria na maravilhosa sopa que o viajante prometeu, lhe deu água, sal e panela. Em seguida, o homem faminto pediu um pouco de batata, pois daria um toque especial. O senhor que adorava sopa não recusou, ansioso para experimentar a iguaria. “Ah, lembrei que com cenoura fica muito melhor” “Claro, eu tenho!” “Não posso esquecer da cebola!” E assim foi pedindo vários vegetais… Até que sem perceber até carne o dono da casa lhe dava. O prato ficou uma delícia mesmo, ele tirou a pedra e serviu. Todos felizes. A historiadora e autora do livro Brasil põe a mesa (Ed. Moderna), Vera Vilhena de Toledo que me contou.

Essa lenda antiga, nunca foi tão atual e real.

Você conhece a sopa do peixinho de ferro?

sopa

Nesse caso, o peixinho é realmente fundamental para que a sopa seja nutritiva ao contrário da pedra. Para ser mais exata, ele serve aproximadamente 75% do consumo diário de ferro recomendado para um adulto. E ainda, ele pode ser reutilizado por anos.

Criado pelo canadense Christopher Charles, o peixe já está promovendo a diminuição de anêmicos no Camboja, lugar onde deficiência de ferro acomete metade da população. Mais de 2500 pessoas foram beneficiadas, e dos que estão cozinhando com ele há um ano 50% não estão mais anêmicos.

O peixinho chamado Lucky Iron Fish é muito mais “mágico” que a pedra do viajante, não? Vou explicar como funciona. Coloque-o na água fervente por 10 minutos, depois use a água para cozinhar o que for. Junte um pouco de suco de qualquer fruta cítrica, como limão que ajuda na absorção do ferro.

Screen Shot 2015-10-04 at 8.30.54 PMClaro que depois é só lavá-lo, afinal você não vai querer a sopa de batata com gosto da de cebola de ontem.

lavando

O mais legal de tudo é que você pode ajudar a diminuir a anemia (que acomete aproximadamente 3.5 bilhões de pessoas no mundo) porque quando compra um para você, a instituíção responsável entrega outro para uma família que precise. Aqui ó.

meninos
menino

Para começar a semana fazendo o bem, conheça mais pelo vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *